Aplicativos ernavioliveira

Baixar Aplicativo e-Título 2023: Como Justificar o Voto?

Baixar Aplicativo e-Título 2023: Como Justificar o Voto?

Se quer descobrir como baixar o aplicativo e-Título e como justificar voto, veio ao lugar certo. Aqui vamos explicar como fazer todo esse processo.

Afinal de contas, estamos em ano de eleição e muitos deve ter essa dúvida de como baixar o aplicativo. O qual pode-se utilizar na hora de ir votar.

Além de descobrir como baixar o app vamos mostrar como justificar seu voto por ele. Dessa forma você irá descobrir como esse aplicativo pode ser de grande ajuda.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubra mais como o app e como justificar seu voto com ele.

Como baixar o aplicativo e-Título e como justificar voto 2023?

Antes de descobrir como baixar o aplicativo e-Título e como justificar seu voto por ele, vamos ver do que se trata. Bem, trata-se de um aplicativo para se obter a via digital do seu título de eleitor.

Ele possibilita que se tenha acesso rápido ao documento, tanto as suas informações referentes a Justiça Eleitoral. Por exemplo, acesso ao seu título de eleitor, o local de votação entre outros dados.

Além disso, ele está disponível de forma gratuita. Caso você possua sua biometria cadastrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) terá acesso a ela.

O aplicativo é uma forma de ter seu título sempre em mãos. Assim não tem erro de esquecer, pois terá sempre o app em seu smartphone.

Como baixar aplicativo e-Título?

Bem, em primeiro lugar somente quem possui título de eleitor pode baixar o aplicativo e-Título, mais pra frente você verá como justificar voto por ele. O app está disponível gratuitamente e se encontre nas lojas de aplicativos do seu aparelho.

Ou seja, o mesmo está disponível tanto para IOS, quanto para Android. Para instalar em seu dispositivo é preciso abrir a loja de apps, vamos ensinar o passo a passo para ambos os sistemas.

Baixar e-Título em dispositivo Android:

Acesse a play store e na barra de buscas pesquise e-Título e clique em instalar ou baixa. Depois de instalar, ele irá aparecer no seu aparelho.

Em seguida é só abrir o aplicativo e digitar o número do seu título, data de nascimento. Bem como, outras informações que podem ser solicitadas.

Além disso, caso o usuário tenha sua biometria cadastrada, a sua foto irá aparecer. Caso você não possua cadastro biométrico será preciso levar sua identidade no dia da eleição.

Mas, ter o e-Título não inválida o documento impresso. No dia da votação ele deve ser apresentado junto com seu RG ou careira de habilitação.

Baixar e-Título em dispositivo IOS

O processo em dispositivos IOS é bem parecido ao feito em dispositivo Android. A mudança está na loja de aplicativo que será a App Store.

Mas, o processo é igual, você irá na barra de pesquisa irá digitar e-Título. Em seguia clique em baixar ou instalar e espere concluir o download dele.

Enfim, é ó digitar o número do seu título, data de nascimento, e/ou outras informações. Caso o usuário tenha biometria cadastrada, sua foto irá aparecer.

Como justificar voto pelo e-Título?

Agora que você já sabe como baixar o aplicativo e-Título, vamos explicar como justificar o seu voto por ele. Sim, isso é possível pelo aplicativo.

No entanto, justificar o voto pelo app em dia de eleição só irá funcionar caso o eleitor em questão não esteja em seu domicílio eleitoral. Por exemplo, em alguma outra cidade.

É importante pontuar que o app faz uso do GPS do seu celular. Assim é possível checar se a pessoa está mesmo ora da sua zona eleitoral, se não for verdade, a justificativa não será aceita.

Para quem está fora da sua zona e quer saber o passo a passo para justificar o voto é só seguir o tutorial. Confira abaixo:

1. Faça login no aplicativo e-Título e vá em “Mais opções”. Essa opção fica no menu inferior;

2. Em seguida você irá selecionar a opção “Justificativa de ausência”;

3. Informe qual período deseja justificar;

4. No campo abaixo é só escrever sua justificativa;

5. Por último informe seu e-mail.

No entanto, o período para fazer essa justifica pelo aplicativo tem um horário. Ou seja, isso só poderá ser feito das 07h às 17h no dia da votação.

Além disso, a pessoa pode ir em qualquer seção de onde ele estiver, para poder preencher o formulário de forma presencial. É importante pontuar que essa justificativa só vale para um turno, caso falte nos dois deve fazer esse processo duas vezes.

Como ver o número do título de eleitor?

Para ver o número do seu título e eleitor pelo aplicativo precisa ter em mãos os seguintes documentos: data de nascimento, CPF, nome completo da mãe. Assim você irá conseguir consultar todos os seus dados.

Imprimir e-título

Bem, o aplicativo e-Título não possui a função de imprimir o documento virtual. Mas, se você quiser deverá fazer uma captura de tela.

Só após fazer isso será possível fazer impressão do seu título. No entanto, confira que uma captura de tela está bem nítida para poder imprimir.

e-Título serve como documento de identidade?

O e-Título só irá servir como documento de identificação na hora que você for votar. Logo, nem tente fazer uso do seu e-Título m outros lugares.

e-Título senha incorreta, o que fazer?

Bem, para recuperar ou trocar a senha do seu app é preciso informar seu CPF ou número do título de eleitor. Quando clicar em “recuperar senha” você irá receber um e-mail um link para poder fazer essa troca de senha.

Conclusão

Por fim, mostramos diversas informações sobre como baixar o app e-Título e como justificar seu voto. Procuramos responder algumas dúvidas que são bem frequentes quanto ao aplicativo.

Dessa forma você fica por dentro de todos os passos que deve seguir. Assim não terá erros no dia da eleição, não esqueça de tirar e/ou regulariza seu título.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado em sua busca, caso possua alguma dúvida é só deixar um comentário, ficaremos felizes em poder ajudar.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.