Aplicativos ernavioliveira

Aprenda Consultar Saldo do Pis 2023!

Aprenda Consultar Saldo do Pis 2023!

Você sabe como funciona e o que é o PIS PASEP? Muitas pessoas ficam na dúvida sobre isso e nem sabem como esse direito funciona. Todo trabalhador CLT tem direito a esse programa.

Por meio dele é possível integrar o trabalhador e fazer o seu desenvolvimento nas empresas ou nos órgãos públicos. Elas nada mais são do que contribuições sociais que são pagas pelas empresas privadas e públicas para que se possa custear os benefícios que o trabalhador tem direito.

Dessa forma, é possível fazer uma distribuição de renda nacional melhor e mais organizada. Quer saber como funciona? Então continue lendo.

O que é uma conta PIS/PASEP?

O PIS é uma abreviação para o chamado “Programa de Integração Social”. Ele é direcionado para os trabalhadores que estão no setor privado. Logo, quem administra esse programa é a Caixa Econômica.

O PASEP também é uma sigla para “Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público. Ele se destina aos trabalhadores que servem o setor público e por isso, é administrado pelo Banco do Brasil.

Esse dinheiro que as empresas pagam se destinam a um único fundo, que é o fundo de amparo ao trabalhador (FAT). Por meio dele é possível resgatar o abono salarial e o seguro-desemprego.

Esse tipo de recurso também serve para que os programas de desenvolvimento econômico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aconteçam.

Esses programas foram criados a parte na década de 70, mas foram unidos em 75. Ambos agora representam o fundo PIS/PASEP e todos os recursos são destinados ao FAT.

Como saber se tenho direito ao PIS PASEP?

Para que você saiba se tem direito ao PIS PASEP e o quanto de dinheiro você vai receber de abono salarial, você pode fazer uma ligação para o número 158 ou então realizar uma consulta na carteira de trabalho digital.

Para a consulta digital você precisa baixar um aplicativo chamado carteira de trabalho digital que está disponível para Android ou iOS. O acesso ao sistema deve ocorrer por meio do CPF e a senha do gov.br.

Após ter feito isso, será necessário que você clique em benefícios e depois em abono salarial. Aqui o trabalhador saberá se tem ou não habilitação para receber o benefício.

Quem é de empresa privada também pode fazer a consulta do benefício por meio do app da Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Os trabalhadores que estão vinculado ao PASEP podem consultar o Banco do Brasil ou ligar para o atendimento do BB (40040001) para as capitais metropolitanas, ou 0800 7290001 no interior.

Para saber se tem direito ao benefício por meio do CPF, você deve acessar a sua conta no Gov.br e clicar na opção “meu cadastro” que fica no canto superior esquerdo.

A página que se abrirá, terá todos os seus dados presentes e ali você consegue ver o seu PIS e se há algo para você receber.

Onde vejo meu PIS?

Como explicamos, você pode fazer toda a consulta de forma online utilizando seu CPF ou aplicativo, ou então você também pode ir até uma agência para que consiga saber melhor sobre esse assunto com algum dos funcionários presentes.

Abra o portal do “meu INSS” e clique em entrar com gov.br. Você tem que ter uma conta no site senão não funcionará. Para isso, esteja atento em fazê-la caso você ainda não tenha feito.

É só seguir todo o passo a passo que o site pede para que você possa criar a sua conta e realizar a sessão em outros lugares, como no site do INSS.

Feito isso, você deverá colocar seu CPF na plataforma para que você possa acessar sua conta. Depois, será necessário que você clique no seu cadastro e a próxima página a se abrir é onde você encontrará as informações que precisa.

Tudo muito simples, prático e rápido. Em caso de você ter alguma dificuldade em realizar isso, tente ligar pelo telefone que o processo é mais simplificado.

Ou então, aproveite para ir em uma agência, pois os funcionários certamente te explicarão como você deve proceder, ou então consultarão para você aquilo que deseja.

O acesso pela internet facilita a vida de muitas pessoas, mas sabemos que nem todos possuem esse domínio digital. Por isso que há essas outras opções para se consultar.

Agora que você saber o que é o PIS PASEP e como você pode vê-lo, não perca tempo e faça já para saber se há algum valor disponível para que você realize o saque.

É importante ficar atento a essas coisas pois elas são um direito que o trabalhador tem, por isso que ir sacá-las é fundamental. Este conteúdo lhe ajudou? Esperamos que sim!

Deixe seu comentário ou sua dúvida logo abaixo e compartilhe este conteúdo com mais pessoas que também possam ficar em dúvida quanto a isso e sobre como realizar essa consulta.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.